Oficina de confecção de bonecos - Sesc São Carlos dia 17-09-2011
O Que Aprendi de importante na Oficina?
Oficina de confecção de bonecos - Sesc São José dos Campos dia 18-09-2011
SOBRE O ORIENTADOR:
Ator, palhaço e manipulador de bonecos, iniciou seu trabalho em 1989 com o Mestre Clarêncio Rodrigues e Gabriel Bezerra, do Rio de Janeiro. Participou de diversos espetáculos de teatro e programas de televisão como: Ilha Ratimbum, Vila Sésamo, X-Tudo e Cocoricó, da TV Cultura/SP.
Pela Cia. Bonecos Urbanos, onde é sócio fundador, foi indicado ao prêmio “VMB – Vídeo Music Brasil - MTV” na categoria Direção de Arte pela criação, confecção e manipulação das marionetes do clipe musical “Entre os Seus Rins”, da banda IRA, e confeccionou e manipulou marionetes de fio para vinhetas para Cartoon Network.
Atualmente ministra oficina de confecção e manipulação de bonecos com diferentes materiais em empresas, escolas, prefeituras, casas de cultura, SESCs e SESIs da capital e do interior de São Paulo e cursos particulares além de dar continuidade ao trabalho de pesquisa dentro dos projetos da Cia Bonecos Urbanos.
Pela atuação no espetáculo “Cocoricó – Uma aventura no teatro”, a equipe de manipuladores foi reconhecida pela crítica do jornal “O Estado de São Paulo” como a melhor equipe de manipuladores em exercício no país.
PORTFOLIO TV:
MAPA DO LOCAL:
Capacitação de Educadores do Programa Escola da Familia (FDE) - junho de 2010
Oficina Pais e filhos Sesc Pinheiros - Agosto e Setembro de 2009
CONFECÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BONECOS
Objetivos.
A Oficina de Teatro de Confecção e Manipulação têm o objetivo de transmitir para o aluno (crianças, educadores e atores) técnicas de confecção de bonecos, máscaras e objetos cênicos como elementos estimuladores da imaginação e da linguagem e por usarmos materiais recicláveis procuramos também estimular a reeducação ambiental através da reutilização e reciclagem.
Seguindo a linha lúdica do teatro de animação e procurando inserir elementos educativos, fazemos com que o “Teatro de Bonecos” seja utilizado não só como ferramenta e técnica de interpretação dentro do jogo dramático, mas também seja amplamente utilizado como metodologia dentro de uma visão mais moderna da educação para a aprendizagem de várias disciplinas.
Levando em conta a atual compreensão que os artistas vêem no teatro uma forma de educar plenamente, através deste ou para este; acreditamos que, conhecendo os jogos teatrais e suas técnicas, o aluno abrirá o seu horizonte; para esta que é uma linguagem completa que pode abrigar muitas outras, proporcionando ao aluno um educar pleno, não só para a arte como para a vida.
Metodologia.
A oficina de teatro de animação é composta pôr exercícios e atividades que denominamos jogos. Os jogos são atividades dirigidas realizadas em grupo. Suas regras e objetivos proporcionam um envolvimento e liberdade pessoal necessárias para o melhor aproveitamento individual e coletivo dos alunos.
As técnicas são expostas pela coordenação antes de cada atividade, e as habilidades pessoais são desenvolvidas no próprio momento em que as pessoas realizarem as atividades, através da superação conjunta das dificuldades encontradas por todos.
Para criar imagens, recorremos inicialmente à memória, porém, no domínio do imaginário, temos liberdade para criar irrestritamente. O professor dá condições para que a imaginação do aluno se desenvolva, não a inibindo em suas descobertas, mas levando-o a questioná-las, de forma que ela possa, pôr si mesma, verificar suas contradições e refazer seus conceitos .
A imaginação do ser humano se desenvolve a partir do seu conhecimento. Quanto mais elementos concretos o meio oferece, mais rica se tornará à imaginação.
Boneco de Jornal c/ Acabamento.
OFICINA MARIONETE DE PAPEL
Pode ser aplicada a pessoas de todas as idades. Estruturas de marionetes e mecanismos de controles são de feitos somente com papel, papelão e cartolina.
Pode ser realizada em 1 dia com carga horária de 6 a 8 horas.
É importante que se tenha noção do número de participantes para que se tenha os materiais em quantidade suficiente. O ideal é que cada turma não tenha mais do que 20 pessoas. Utilizamos jornal, tubos de rolos de papel toalha, retalhos de tecidos, agulhas, tesouras cola, etc.
OFICINA DE FÉRIAS
Já pensou em montar seu próprio espetáculo de teatro de bonecos? Pois essa é uma das atividades propostas pelo grupo pra esta oficina. Legal, né?
Todo o material utilizado é reciclado e a proposta é o reaproveitamento do lixo produzido por nós mesmos.
Além da confecção e acabamento dos bonecos, chamados de marotes de sucatas os participantes aprenderão a fazer a sonoplastia e os conhecimentos adquiridos serã aplicados no espetáculo produzido pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário