Oficina de confecção de bonecos - Sesc São Carlos dia 17-09-2011

O Que Aprendi de importante na Oficina?

Oficina de confecção de bonecos - Sesc São José dos Campos dia 18-09-2011

SOBRE O ORIENTADOR:

EDUARDO ALVES

Ator, palhaço e manipulador de bonecos, iniciou seu trabalho em 1989 com o Mestre Clarêncio Rodrigues e Gabriel Bezerra, do Rio de Janeiro. Participou de diversos espetáculos de teatro e programas de televisão como: Ilha Ratimbum, Vila Sésamo, X-Tudo e Cocoricó, da TV Cultura/SP.

Pela Cia. Bonecos Urbanos, onde é sócio fundador, foi indicado ao prêmio “VMB – Vídeo Music Brasil - MTV” na categoria Direção de Arte pela criação, confecção e manipulação das marionetes do clipe musical “Entre os Seus Rins”, da banda IRA, e confeccionou e manipulou marionetes de fio para vinhetas para Cartoon Network.

Atualmente ministra oficina de confecção e manipulação de bonecos com diferentes materiais em empresas, escolas, prefeituras, casas de cultura, SESCs e SESIs da capital e do interior de São Paulo e cursos particulares além de dar continuidade ao trabalho de pesquisa dentro dos projetos da Cia Bonecos Urbanos.

Pela atuação no espetáculo “Cocoricó – Uma aventura no teatro”, a equipe de manipuladores foi reconhecida pela crítica do jornal “O Estado de São Paulo” como a melhor equipe de manipuladores em exercício no país.

PORTFOLIO TV:

MAPA DO LOCAL:

Capacitação de Educadores do Programa Escola da Familia (FDE) - junho de 2010

Oficina Pais e filhos Sesc Pinheiros - Agosto e Setembro de 2009

CONFECÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BONECOS


Objetivos.

A Oficina de Teatro de Confecção e Manipulação têm o objetivo de transmitir para o aluno (crianças, educadores e atores) técnicas de confecção de bonecos, máscaras e objetos cênicos como elementos estimuladores da imaginação e da linguagem e por usarmos materiais recicláveis procuramos também estimular a reeducação ambiental através da reutilização e reciclagem.

Seguindo a linha lúdica do teatro de animação e procurando inserir elementos educativos, fazemos com que o “Teatro de Bonecos” seja utilizado não só como ferramenta e técnica de interpretação dentro do jogo dramático, mas também seja amplamente utilizado como metodologia dentro de uma visão mais moderna da educação para a aprendizagem de várias disciplinas.

Levando em conta a atual compreensão que os artistas vêem no teatro uma forma de educar plenamente, através deste ou para este; acreditamos que, conhecendo os jogos teatrais e suas técnicas, o aluno abrirá o seu horizonte; para esta que é uma linguagem completa que pode abrigar muitas outras, proporcionando ao aluno um educar pleno, não só para a arte como para a vida.

Metodologia.


A oficina de teatro de animação é composta pôr exercícios e atividades que denominamos jogos. Os jogos são atividades dirigidas realizadas em grupo. Suas regras e objetivos proporcionam um envolvimento e liberdade pessoal necessárias para o melhor aproveitamento individual e coletivo dos alunos.

As técnicas são expostas pela coordenação antes de cada atividade, e as habilidades pessoais são desenvolvidas no próprio momento em que as pessoas realizarem as atividades, através da superação conjunta das dificuldades encontradas por todos.

Para criar imagens, recorremos inicialmente à memória, porém, no domínio do imaginário, temos liberdade para criar irrestritamente. O professor dá condições para que a imaginação do aluno se desenvolva, não a inibindo em suas descobertas, mas levando-o a questioná-las, de forma que ela possa, pôr si mesma, verificar suas contradições e refazer seus conceitos .

A imaginação do ser humano se desenvolve a partir do seu conhecimento. Quanto mais elementos concretos o meio oferece, mais rica se tornará à imaginação.


Boneco de Jornal c/ Acabamento.

Boneco de Jornal c/ Acabamento.

OFICINA MARIONETE DE PAPEL

Pode ser aplicada a pessoas de todas as idades. Estruturas de marionetes e mecanismos de controles são de feitos somente com papel, papelão e cartolina.

Pode ser realizada em 1 dia com carga horária de 6 a 8 horas.

É importante que se tenha noção do número de participantes para que se tenha os materiais em quantidade suficiente. O ideal é que cada turma não tenha mais do que 20 pessoas. Utilizamos jornal, tubos de rolos de papel toalha, retalhos de tecidos, agulhas, tesouras cola, etc.

OFICINA DE FÉRIAS

Nestas férias a Cia Bonecos Urbanos preparou uma Oficina muito especial para você .

Já pensou em montar seu próprio espetáculo de teatro de bonecos? Pois essa é uma das atividades propostas pelo grupo pra esta oficina. Legal, né?

Todo o material utilizado é reciclado e a proposta é o reaproveitamento do lixo produzido por nós mesmos.

Além da confecção e acabamento dos bonecos, chamados de marotes de sucatas os participantes aprenderão a fazer a sonoplastia e os conhecimentos adquiridos serã aplicados no espetáculo produzido pelos alunos.